Casos de sucesso na "Inovação, Tradição e Liderança", foi o que se pretendeu demonstrar no segundo painel da conferência DN, a decorrer hoje no Hotel Tivoli, em Lisboa. Empresários dos mais diversos sectores contaram como se tornaram conhecidos além fronteiras, como reinventaram produtos renascidos de negócios de famílias e como trilham o caminho da internacionalização.
No sector têxtil, o empresário que dá a cara
pela "Salsa", Renato Homem, garantiu que o sucesso da marca -
presente em mais de 35 países - se deve à diferença de qualquer produto da
concorrência.
Sandra Correia contou como a empresa
"Pelcor" nasceu de um chapéu de chuva, a primeira peça que concebeu a
partir dos restos de cortiça da fábrica do pai, que produz rolhas para garrafas
de champagne. Hoje prepara-se para conquistar o mundo e quer ser a principal
empresa exportadora de acessórios de Moda Made in Portugal. A ambição valeu-lhe
uma salva de palmas.
Na área do turismo, Mário Ferreira, da
DouroAzul, anunciou a aquisição der mais dois navios com o objectivo de
aumentar as exportações e dar resposta à procura. Com um modelo de turismo
assente na paisagem, na cultura, na gastronomia e na tradição, o empresário
mostrou que a aposta neste nicho foi acertada. A demonstrar isso mesmo,
salientou o facto de a revista National Geographic ter destacado um dos pacotes
turísticos que oferece pelo facto de ser o único a ligar cinco locais
distinguidos pela UNESCO como Património da Humanidade: Porto, Guimarães, Alto
Douro Vinhateiro, Parque Arqueológico do Vale do Coa e Salamanca. 76% dos
clientes são estrangeiros.
Inovação e Tecnologia têm como exemplos de
sucesso em Portugal a Critical Software e a Ydreams. De Coimbra, a Critical
Software é especializada em desenvolver sistemas informáticos "que não
falham". Já exporta 80% do que produz. Mas o seu novo CEO, Marco Costa,
tem uma preocupação: "Exportar, exportar, exportar, explorando o eixo da
portugalidade".
Na apresentação de casos de sucesso da economia
nacional, António Câmara revelou o exemplo da sua Ydreams, uma empresa que está
sempre na vanguarda tecnológica... e sonha "criar algo que faça esquecer o
iPhone ou o iPad". O CEO da Ydreams contou a história de uma empresa cada
vez mais global, que já fez mais de 600 projetos em 25 países e dá cartas nas
áreas de realidade aumentada (jogos e vídeos), robótica e ecrãs (que poderão
modificar todo o conceito actual de impressão).
E falar no que Portugal tem de bom é falar de
vinho. Leonor Freitas referiu na Conferência DN que a Casa Ermelinda Freitas
está a empregar operários das fábricas de Setúbal e arredores, que estão em
dificuldades. "As pessoas estão a voltar ao mundo rural e estamos a
colaborar para a diminuição do desemprego". A mulher que revolucionou o
vinho na Península de Setúbal, onde antes era apenas vendido a granel sem
preocupação pela marca, revela um segredo: "Para ter sucesso é necessário
basearmos toda a nossa estratégia na adaptação às mudanças do mercado".
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