sexta-feira, 17 de abril de 2015

Inteligência Competitiva em debate na NOVA

A vantagem que a Inteligência Competitiva traz às empresas é o mote de um encontro, esta quinta-feira às 18.30 horas, na NOVA Information Management School, em Lisboa.

Num mundo empresarial volátil, incerto, complexo e ambíguo (VUCA), a organização Strategic and Competitive Intelligence Professionals - SCIP pretende mostrar um novo caminho para chegar ao topo da gestão: a Inteligência Competitiva.

"O mundo evoluiu e com ele a forma de chegar ao topo de uma empresa, não basta ser um bom profissional nas áreas tradicionais, é preciso acompanhar o ritmo e gerir a incerteza do ambiente competitivo. O mundo VUCA é o problema, e a 'Competitive Intelligence' a solução", defende Luís Madureira, presidente da SCIP Portugal Chapter e orador, esta quinta-feira, no encontro sobre Inteligência Competitiva, na NOVA Information Management School, em Lisboa.

A capacidade única que distingue estes profissionais é "saber ler o futuro dos mercados" e estar "um passo à frente do acontecimento" para "concorrer num mercado cada vez em mais rápida e constante mutação", defende.

Luís Madureira, que é também é o 'Global Competitive Intelligence Practice Lead' da agência de consultoria OgilvyRED, ajuda grandes empresas mundiais a entender este novo mundo, segundo o comunicado sobre o evento, agendado para as 18.30 horas.

O SCIP conta ainda na sua direção com José Manuel Diogo (vice presidente), escritor e especialista em 'Media Intelligence', João Barreto, perito em Cibersegurança e Sistemas de Informação, Manuel Horta e Melo, jurista especialista em 'Legal Intelligence' e Carlos Rodrigues, Tenente Coronel da Força Aérea na reserva e especialista em 'Country Analisys' e 'Scenario Planning'.

Data: 16/04/2015

Fonte: http://www.jn.pt/PaginaInicial/Economia/interior.aspx?content_id=4513908

Comentário: A informação contida nesta notícia remete-nos para a importância da competição dentro de uma empresa/organização. Todos nós podemos tirar uma Licenciatura e até um Mestrado e sermos bons naquilo que fazemos, mas se não sairmos da nossa zona de conforto e não arriscarmos, não saberemos realmente o que é o mercado de trabalho.
Nós, pessoas, devemos ser responsáveis, assíduas e competentes no nosso trabalho, mas o conceito "competição" deverá estar contido também no nosso vocabulário. Com isto quero dizer que a competição não está sempre relacionada, necessariamente, a ser-se melhor do que o outro, mas sim a querer saber mais, querer conhecer mais, querer descobrir como se pode melhorar os pontos fracos e como aproveitar os pontos fortes. É preciso também estar a par das últimas notícias e novidades, saber como se encontra o mercado e como se pode apostar nele, a fim de melhorar o sucesso da empresa.
No fundo, isto vem-nos a mostrar, mais uma vez, que o elemento fundamental de uma organização são as pessoas e que, por vezes, é preciso "puxar" por elas para que descubram o que de melhor têm e o que de melhor podem oferecer para alcançar o seu próprio sucesso.

Sem comentários:

Enviar um comentário